sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A história do ferro de passar a carvão



O ferro de passar a carvão é o percursor do ferro a vapor. Este era um ferro de formato similar ao ferro moderno, mas que tinha a parte de dentro oca, onde se colocava a brasa que mantinha o ferro quente.

Definição


O ferro a carvão é um antecessor do ferro elétrico. Enquanto os ferros de hoje usam eletricidade para esquentar a sua base de metal e gerar vapor, os ferros a carvão eram aquecidos pelas brasas que eram tiradas de uma fogueira e colocadas dentro de uma caixa na parte superior do ferro. A tampa da caixa tinha uma alça que permitia às pessoas segurarem o ferro quente enquanto passavam as roupas, desamarrotando-as.

Apesar de o ferro elétrico ter sido uma ótima invenção, na época de seu lançamento ele não obteve o sucesso esperado, pois a maioria das residências daquela época não dispunha de energia elétrica, e as que contavam com esse recurso somente podiam usar o novo instrumento à noite, porque durante o dia as empresas de distribuição de energia suspendiam seu fornecimento à população. Para não alterar os hábitos da atividade doméstica, a população preferia continuar usando os mesmo recursos utilizados até então. Porém, com a melhoria no fornecimento de energia elétrica, o produto se tornou um eletrodoméstico indispensável em qualquer residência. No Brasil a nacionalização desse produto ocorreu somente durante a década de 1950; antes disso, o abastecimento do nosso mercado interno era feito através da importação.

Creditos : ehow.com.br/historia-ferro-passar-carvao
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferro_de_passar

Um comentário:

  1. Muito bom o trabalho de pesquisa, minha vó tinha um ferro de passar a carvão, que eu cheguei a usar mas com o passar do tempo ele se perdeu e não sei onde foi parar o que sei é que gostaria muito de tê-lo novamente.

    ResponderExcluir